Alimentação correta para diabéticos

Alimentação SaudávelControlando a Diabetes 8 de fevereiro de 2012

Quando o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente ou o organismo não o utiliza da forma adequada, acontece o Diabetes, uma doença crônica, mas que pode ser controlada e até revertida em alguns casos, a partir de alguns cuidados: uma alimentação saudável e variada é um deles.

A alimentação ideal deve ser aquela que oferece todos os nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, água e fibras) necessários para o bom funcionamento do corpo, controle do peso e da glicemia, de forma balanceada. A alimentação ideal, para quem tem diabetes, deve promover o ajuste dietético para a prevenção e tratamento das complicações agudas e crônicas da doença.

Mas como deve ser a alimentação do diabético? Confira algumas orientações nutricionais importantes a seguir:

  • - As refeições principais devem sempre conter uma fonte de amido como cereais ou batatas. Evite comer dois carboidratos na mesma refeição, como por exemplo: arroz e batata ou arroz e macarrão;
  • - Evite longos períodos de jejum (superior a 5 horas) ou o excesso de alimentação;
  • -Substitua o açúcar por um adoçante artificial;
  • -Adquira o hábito de preparar os alimentos com óleo de canola;
  • -Ingerir, pelo menos 02 vezes por semana, peixes ricos em gorduras monoinsaturadas, como: cavala, atum, sardinha.

Se você é diabético, a unidade de Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza oferece gratuitamente aos seus clientes o grupo operativo para controle de Diabetes Mellitus chamado “GOOD”. O serviço desenvolve ações voltadas para a prevenção de complicações, melhorando a qualidade de vida dos diabéticos. Clientes Unimed Fortaleza podem obter mais informações ligando para: (85) 3208.2900.

 

Compartilhe este post, favorite ou envie para alguém:

Posts Relacionados

Sua Saúde em Dia